Assertividade.

Ser assertiva também é um desafio para você?

Posso começar esse post dizendo que para mim não é fácil ser assertiva, é algo que busco diariamente e tem dias que infelizmente não consigo ser tão assertiva assim.

Quero convidá-las a fazer uma reflexão profunda a respeito de como você lida com as suas emoções. Quantas vezes vocês foram tomados pela emoção? Ao agir de forma que no seu natural não o fariam, a amargura, raiva, ódio, tristeza, magoa, entre outras, são tantos tipos de emoções, que às vezes não sabemos lidar com elas. Elas estão em nós, não podemos fugir, temos que lidar com a situação em algum momento, não há como fugir para sempre, e aí que entra a sabedoria para lidar com cada uma delas.

Sabe aquela lista que muitas de nós fazemos para deixar o dia mais organizado e as tarefas por fim serem feitas?

Isso requer constância e disciplina.

Essas duas palavras tão lindas de serem ouvidas e ditas, porém, para muitas de nós, algo tão distante de ser posto em prática, porque são coisas que devem ser feitas independentemente do nosso estado emocional.

Guarda o teu coração com toda diligência, pois dele provém as questões da vida, ou seja, guarde-se das suas emoções e saiba geri-las da melhor forma, pois quanto mais governamos nossas emoções, menos elas nos governam, ou seja, somos assertivas quando o fazemos.

Um grande desafio é não permitir ser guiada pelos nossos sentimentos e emoções. Nós mulheres, diferente dos homens, temos um agravante: mudanças hormonais todos os meses. Essas mudanças tendem a gerar vários tipos de emoções que impactam nas nossas tomadas de decisões.

Devemos buscar a sabedoria para governar as nossas emoções, pois do contrário nos tornamos tolas e sem propósito. E quando isso acontece, temos um grande problema, pois passamos a não saber quem somos, nosso valor e deixamos de apreciar as nossas singularidades.

Te convido fortemente a buscar sabedoria sobre si mesma, para que assim possa governar as suas emoções e tenho certeza de que serás feliz.

Quando a sabedoria entrar no teu coração e o conhecimento for agradável à tua alma, a discrição te preservará e o entendimento te guardará.

A sabedoria é a principal coisa; portanto, adquire a sabedoria com toda a tua aquisição, adquire entendimento.

Tenho buscado diariamente ser uma mulher sabia, não irá acontecer rapidamente, é uma busca diária que irá me capacitar a ser sábia, problemas com ansiedade é a minha luta constante. Procurar entender o que ativa certos gatilhos, e tenho me proposto a viver emocionalmente mais equilibrada, sabendo que o outro está apenas fazendo a parte dele, porém preciso estabelecer meus próprios limites, além de limitar o acesso às pessoas e como elas me afetam emocionalmente.

E isso tem sido também muito desafiador.

O poder do não irá mudar a sua vida.

Aprender a se valorizar e a valorizar seu tempo e o tempo que você decide dedicar às pessoas, isso é ser assertivo.

Que sejamos mulheres sábias e assertivas, que possamos hoje aprender mais sobre nós mesmas e assim, na proporção em que aprendemos, devemos pôr em prática, pois a prática sempre nos levará à excelência naquele assunto.

E que assunto seria mais importante do que saber quem somos e como devemos agir para não mais ser guiadas pelos sentimentos, mas que possamos ser assertivas.

A partir de hoje, sei que não estou mais sozinha na busca da assertividade, sei que milhares de mulheres serão transformadas ao buscarem por sabedoria.

Fontes, Provérbios 4-23 / 2-10 e 4-7

Deixe um comentário